quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

AS CRIANCAS E O YOGA

O Yoga é uma antiga cultura e filosofia originária da Índia há mais de 5.000 anos.
O yoga prepara o praticante em todos os níveis para alcançar o estado de unicidade com o Todo. O objetivo principal do Yoga é levar o praticante ao estado de samádhi. O Yoga auxilia a integração do corpo, da mente e das nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos.

O Yoga nos induz a uma profundo descontração, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As crianças, envolvidas no ritmo agressivo e estressante do nosso dia-a-dia, poderão encontrar harmonia e equilíbrio físico e mental através da prática constante do Yoga.


Os ásanas, técnica corporal do Yoga, agem sobre o nosso corpo de modo completo. Tonificam os músculos, soltam as articulações e melhoram a circulação sanguínea, e sobretudo, equilibrando o sistema nervoso. Massageiam os órgãos internos e glândulas e coordenam o sistema respiratório com o corpo físico.

As posturas de equilíbrio fortalecem a concentração da criança, desenvolvendo sua força de vontade e tornando-as mais seguras de si.

A prática regular do Yoga garante uma maior qualidade de vida, livre dos efeitos nocivos da correria e tensão do dia-a-dia.

O Yoga pode ser praticado por crianças de todas as idades, diferenciando somente o tempo de duração da aula e a dificuldade das práticas. Durante a prática trabalhamos com as crianças uma combinação de exercícios respiratórios (pranayamas) e posições baseadas em elementos da natureza (ásanas), finalizando com um relaxamento com visualizações (yoganidra), buscando sempre trabalhar esses elementos de forma lúdica.


Mesmo que as crianças não compreendam claramente a filosofia do Yoga, esta é trabalhada, passando para elas sempre mensagens baseadas na ética, na lealdade, na honestidade e no respeito ao próximo. Todos esses conceitos são vivenciados através de histórias e brincadeiras e, desta forma, as crianças podem assimilá-los naturalmente.

O relaxamento proporciona à criança, calma e auto controle, tornando-os serenos e menos “agitados”.


O Yoga desenvolve na criança a consciência de si mesma e de seu potencial, favorecendo a tranqüilidade física e mental e também a concentração, ajudando-a a viver em harmonia consigo mesma e com os outros. Auxilia também a criança a cultivar uma auto-imagem positiva, estimulando-a a experimentar e explorar o novo, a ter uma consciência mais ampliada de si e do universo que a cerca, aumentando sua auto-estima.


O Yoga deve representar um prazer e não uma obrigação. Gosto sempre de enfatizar que o Yoga não é educação física, é uma filosofia de vida que através de seus exercícios, físicos, respiratórios e relaxamentos buscam a união e o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.
Texto escrito pela Prof. Yoga Soraia Kreischer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails