quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é o Yoga?

O Yoga nasceu há milênios, na Índia. E por milênios seguiu amadurecendo e, aparentemente, subdividindo-se. Mais do que uma filosofia: o Yoga é um estado obtido durante a sua prática. Um estado quando nossos movimentos, pensamentos e sentimentos passam a ser observados por um espectador que não se envolve com estes processos. Ganhamos liberdade em relação aos nossos próprios processos.

Não se trata de um estado comum de liberdade, trata-se do mais ousado estado de liberdade almejado pelo homem! E isso é o que sinto ser o mais interessante e estimulante no Yoga. A possibilidade de conseguirmos experenciar algo muito além do ego e da mente, do tempo e do espaço. 

Quem nos conduz a este estado são as poderosas técnicas do Yoga, elas nos instrumentalizam para que realizemos aquilo que essencialmente somos.

Já somos plenos, já possuimos a Liberdade Suprema, a proposta do Yoga é revelar isso a cada um de nós. Integração, união, junção, é isto o que o termo Yoga significa literalmente e sua filosofia aponta para a descoberta deste estado de união com tudo o que existe. Estado que nunca deixou de existir, mas nossos sentidos e nossa mente não são meios competentes para a percepção deste estado.

A qualidade de vida, o corpo forte e saudável, emoções maduras, o controle do stress e todos os outros benefícios são de importância secundária, muito embora saibamos o quanto tudo isso nos faz bem.

Aprendemos a cuidar melhor de nós mesmos, dos outros, do planeta e a cultivar uma vida mais inteligente com o Yoga. Quando nos pegamos atentos ao que estamos sentindo, pensando; quando nos flagramos corrigindo a forma supercial como estávamos respirando ou colocamos a coluna vertebral no eixo, isto é um ótimo sinal... começamos a viver o Yoga e uma via impressionante surge sob nossos pés.

Disciplina, comprometimento e muito sadhana (prática), esta é a fórmula. Agora é só trilhar!

Prof. Fabio Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails