sábado, 22 de maio de 2010
O MOVIMENTO TODO DIA É DIA DE YOGA!
Decidi dar a aula ao ar livre, pegamos os tapetinhos e partimos para os jardins do Museu Imperial. Fomos imensamente bem recebidos e nos ofereceram um local especial, sob a sombra. A aula foi excelente e ao final a professora Soraia Kreischer se comprometeu em manter a aula, ao menos uma vez ao mês. Sugeri que houvesse então um revezamento entre os ministrantes. A ideia ficou por um tempo no plano das idéias.
Quando percebi que não era brincadeira, sugeri que déssemos ao trabalho a roupagem (e a alma) de um movimento, uma ferramenta para levar o Yoga ao maior número de pessoas possível. Permitindo que estas pessoas pudessem descobrir e maravilhar-se com a nossa filosofia. Como movimento alguns sistemas que o alimentasse precisavam ser implantados de forma que houvesse um aprimoramento contínuo dos professores e o fornecimento de atividades à comunidade.
Outros professores abraçaram nossa iniciativa, nos deram as mãos, possibilitando um trabalho ainda mais sólido.
Dirijo o movimento, juntamente com o apoio da Profª Soraia Kreischer, que muito competente foi a primeira pessoa que pensei em assumir o barco.
Trabalhamos em nome da cultura. Representamos uma filosofia e nos esforçamos para preservá-la. Nossa iniciativa foi abraçada por pessoas que apoiam a cultura e querem o melhor pela nossa cidade e pelo mundo. O Yoga forma aquele indivíduo que, mais interventivo, faz a diferença.
Hoje contamos com um programa voltado para os professores e três programas voltados para os praticantes.
O programa dedicado aos professores chama-se "Tantra Samkhya Yoga Upadesha". Para os praticantes oferecemos o "Cânticos Sagrados da Índia", "Café Filosófico" e as aulas regulares no Museu Imperial.
Outras atividades irão surgir graças à maneira como fomos bem recebidos, nos sentimos motivados a trabalhar mais por todos.
* Há duas datas para se comemorar o Dia do Yoga (18/fev e 22/set), celebramos as duas e quantas mais surgirem...
Apoiamos todo trabalho, ramo, ou linha relacionado a esta única maravilhosa filosofia: O Yoga.
Texto escrito pelo Prof. Fábio Goulart no dia 21/05/2010
Fonte: www.tantrasamkhya.blogspot.com
MASSALA CHAI
Para quem me pediu a receita de chai e disse que não encontrou no blog sobre gastronomia, aqui está, o blog de Yoga perfumado com chai!
Massala Chai
1 xic de gengibre ralado
2 paus de canela com cerca de 7 cm
4 vagens de cardamomo
1 litro de leite (preparado com leite em pó)
Açúcar à gosto
Opcional:
Lal mirchi, uma pimentinha vermelha que pode ser bem substituída pela chilli em pó ou calabresa em flocos (à gosto do freguês)
4 sachês de chá preto
Preparo:
Triture as especiarias, exceto a canela.
Caramelize o açúcar até que fique dourado (cuidado para não queimar!!!!), lance as especiarias ao açúcar e mexa.
Lance então o leite e deixe que o caramelo agora derreta.
Cuidado para o leite não derramar, mantenha o fogo brando por 1 minuto.
Desligue o fogo adicione os sachês, após dois minutos coe e sirva!!!
Obs.: Se você for vegano pode utilizar o seu leite de soja original predileto como substituto. Vai deturpar minha receita de chai... mas tudo bem.
Receita e texto ofertados pelo Prof. Fábio Goulart
Fonte: www.tantrasamkhya.blogspot.com Blog do Prof. Fábio Goulart
sexta-feira, 21 de maio de 2010
AGRADECIMENTOS !
Agradeço também em nome de toda a equipe do movimento Todo Dia é Dia de Yoga, pela simpatia por nosso trabalho.
E também em nome da equipe do Todo Dia é Dia de Yoga, agradeço pela visita dos representantes da Self-Realization Fellowship, Antônio Loureiro e esposa, e aproveito para dizer que tenho um carinho e respeito especial pelo trabalho que a Self realiza e, mais do que isso, sou muito grato pois através do seu trabalho descortinei um novo aspecto do Yoga quando eu tinha cerca de 12 anos de idade, uma descoberta importante em minha vida.
Prof.Fabio Goulart
quinta-feira, 20 de maio de 2010
UM NOVO ESPAÇO VIRTUAL DE CULTURA E ENTRETENIMENTO!
Acesse e aproveite:
www.tantrasamkhya.blogspot.com
quarta-feira, 19 de maio de 2010
TANTRA SAMKHYA YOGA UPADESHA
Iniciamos com fôlego, abordando um tema pouco compreendido, porém importante para as antigas escolas de Yoga na Índia, permitindo assim a preservação da filosofia em seu contexto original.
Prof. Fabio Goulart
segunda-feira, 17 de maio de 2010
FOTOS DA AULA NO MUSEU IMPERIAL - 16/05/2010
Trazendo a atenção para seu interior...
Utthita talásana...
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Cultura NÂO é Terapia!
Publiquei o texto abaixo no jornal Tribuna de Petrópolis e foi impressionante o número de pessoas que se sentiram felizes com esta colocação:O Yoga é uma cultura que trata sobre o estado de unicidade e possui milhares de técnicas que têm por objetivo preparar todos os níveis humanos para que este estado seja vivenciado da melhor forma possível.
Assear a corpo com água e sabonete não é terapia, é um ato de bom senso. A limpeza e manutenção de órgãos internos e do psiquismo propospotos pelo Yoga nada mais é que uma medida necessária para se atingir o estado de lucidez objetivado pelo mesmo. Trata-se de um meio e não de um fim. Qualquer pessoa que se proponha a estudar o Yoga identifica que ele não tem a ver com terapia.
O Yoga tem por fito levar o praticante ao estado de túrya, samádhi, moksha e não de curá-lo. Claro que o Yoga rende benefícios físicos e psíquicos, isto porque precisamos de um corpo forte, saudável e livre de memórias viscosas para que possamos nos aproximar destes estados de consciência.
Na Índia é comum vermos sadhus com o corpo atrofiado por permanecer meses, anos em um mesmo ásana. Seu ásana não aumentou a estética pessoal, nem melhorou suas funções biológicas, pelo contrário. Mas se perguntá-lo o porquê desta atitude vamos encontrar a resposta que irá rechaçar de vez a palavra "terapia" do Yoga (mas certamente a resposta está sob nosso nariz e não precisamos ir até um sadhu para encontrá-la).
O Yoga, como uma cultura milenar possui um corpo canônico vasto e complexo e um corpo técnico não menos profuso.A música é uma cultura, uma arte, exige-se total dedicação de do cantor ou instrumentista. Horas de estudo, horas de ensaio, preparação também do corpo, aquecimento da voz, afinação do instrumento. Uma vida inteira dedicada a esta arte até que se possa pisar em um "Municipal". Imagine aquele pianista que perdera os movimentos das mãos de tanto treinar vendo a música sendo reduzida à terapia.O trabalho do bailarino não é menos árduo, suor, horas de ensaio, dor, uma vida dedicada á dança, joelhos feridos, marcas pelo corpo, exaustão.
E com o Yoga também não é diferente, uma cultura em que o yogin pode mergulhar pelo resto de sua vida e mesmo assim pouco terá vivenciado.Patch Adams foi genial ao dizer "a arte não precisa de ajuda da palavra "terapia".O Universo do Yoga precisa tanto quanto, porque é também uma arte, uma filosofia, uma cultura. E a palavra terapia é muito ínfima para comportar todo este universo.Claro que existe dança-terapia, musicoterapia, yogaterapia, todavia estão anos luz de serem A Dança, A Música, O Yoga. São sim terapias com práticas inspiradas nestas artes.
Patch Adams: Não concordo com “rir é o melhor remédio”. Eu nunca disse isso. A amizade claramente é o melhor remédio. É a coisa mais importante na vida. São nossas relações com aqueles que amamos. Infelizmente, os meios de comunicação, sendo como são, muito antes de me conhecer, imaginam que rir seja o melhor remédio. Então, quando escrevem o artigo, põem essa frase porque o fazem, na realidade, sem pensar. Também quero corrigir a ideia de que rir seja uma terapia. Também nunca penso em música como terapia, nem em arte, nem em dança. Nunca precisam da palavra “terapia”, que é pequena para ajudar.
A arte não precisa de ajuda da palavra “terapia”. É a cultura humana. Não fazemos terapia de cultura.
A entrevista na íntegra:
http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/182/entrevistados/patch_adams_2007.htm
Artigo escrito pelo Prof.Fábio Goulart, Diretor do movimento Todo Dia é Dia de Yoga, em 15/10/2009, publicado no blog http://tantrasamkhya.blogspot.com/
terça-feira, 11 de maio de 2010
PROGRAMA "TANTRA SAMKHYA YOGA UPADESHA"
Um programa do movimento Todo Dia é Dia de Yoga, criado com o objetivo de otimizar o trabalho do professor.
A programação abrange: performance em sala de aula; aprofundamento filosófico; vivências; viagens de estudo; avaliações; métodos de ensino; aprimoramento em ásanas; estudo dirigido; Yoga Shastra; etc.
O programa é conduzido pelo professor Fabio Goulart, que facilitará a continuidade do aprofundamento em Yoga através de elementos e linguagens aplicados nas melhores escolas de Yoga da Índia.
Início: 18/05/2010 ás 19:00 hs
Local: Sathya Yoga - Rua General Osório, 56 - Centro - Petrópolis - Rj - Tel: 2242-7017
segunda-feira, 10 de maio de 2010
VIAGEM PARA A INDIA EM 2011
AGRADECIMENTOS!
Beleza e luz... fugidias que só elas. Não podem ser contidas, escoam pelos poros, reverberam no olhar, alargam-se em sorrisos.
Muitas são as pessoas que nos enviam belas mensagens, com sentimentos tão vastos que não podem ser retidos em seus corações, precisam ser expressos.
Corações sem dimensões: sentimentos sem dimensões.
O aguaceiro fertiliza a terra, a terra chovida, em retribuição exala o perfume de seu íntimo.
A vida é assim, feita de permutas mil, invisíveis, silentes.
De forma especial gostaríamos de agradecer ao prof. Roberto Funger pela mensagem sensível e incentivadora, mensagem açucarada, capaz de nortear, lida e relida.
Dandavat querido mestre!
Prof. Fábio Goulart, Profa. Soraia Noel Kreischer e todos os integrantes do movimento Todo Dia é Dia de Yoga
sexta-feira, 7 de maio de 2010
I CÂNTICOS SAGRADOS DA ÍNDIA - 05/05/2010
Quando os alunos adentraram a sala o ambiente estava à meia luz, iluminado apenas por uma lamparina que destacava a estatueta de Natarája (Rei da dança) no centro da sala...simbolizando que a nossa chama interna se mantém sempre acesa. Iniciamos com a entoação de um tradicional bhajan (cântico) entoado com sentimento.
Em um dos trechos do primeiro bhajan há um pedido para que a Pura Consciência, revelada, habite sempre no templo de nossos corações.
Em um segundo momento os participantes aprenderam formas de se vocalizar mantras, aprendendo um pouco sobre seus significados.
Sentimos que o objetivo do programa que consiste em nos colocar em contato com esta percepção do sentido sagrado da vida foi atingido.
Há 17 anos foi em um ambiente como este que conheci o Yoga e poder partilhar isso com outras pessoas, plantando novas sementes é muito satisfatório.
Agradeço aos participantes e espero que possamos nos encontrar mais vezes para mais uma vez celebrarmos a Vida como fizemos.
Foi uma alegria para mim poder partilhar este aspecto do Yoga com vocês. Obrigado.
Om namah Shivaya
"Eu canto porque o instante existe e a minha vida esta completa"
Cecília Meireles
quarta-feira, 5 de maio de 2010
ESPETÁCULO DE DANÇA FLAMENCA EM PETRÓPOLIS - DIA 08 DE MAIO
NÃO PERCAM ESTE SHOW QUE ESTÁ MONTADO COM INGREDIENTES MARAVILHOSOS, MISTURA DE CULTURAS E RITMOS.
ABAIXO ESTÁ O CARTAZ DO WORKSHOP, QUE TAMBÉM TEM O DIA DO ESPETÁCULO. OS CONVITES JÁ ESTÃO COM A CÍNTIA, QUEM QUISER PASSA UM E-MAIL PARA ELA OU PODE LIGAR (24) 8812-1643, EMAIL : cintiaveg@bol.com.br
Vamos participar!!
CENTRO CULTURAL RAUL DE LEONI
TEATRO AFONSO ARINOS - Pça Visconde de Mauá, 305 - Centro - Petrópolis.
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia - estudante)
segunda-feira, 3 de maio de 2010
AULA ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES - 02/05/2010
A Profª Soraia Noel Kreischer ministrou uma aula tradicional, mas iniciou com a demonstração dos ásanas que compõem o Súrya Namaskára, um a um, trabalhando a permanência e a consciência na prática de cada um deles...
A outra aula, ministrada pelo Prof. Fábio Goulart, foi uma prática de 108 Súrya Namaskáras, que significa "Saudação ao Sol" e consiste numa sequência dinâmica de ásanas. Este desafio consiste em repetir essa sequência de 12 ásanas, 108 vezes, sem interrupção.
Vayútkásana...