quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

WORKSHOP/MOSTRA DOS ULTIMOS PROJETOS DA COMPANHIA/ BATE-PAPO

QUARTO PERFORMANCE (Suécia)

WORKSHOP/MOSTRA DOS ÚLTIMOS PROJETOS DA COMPANHIA/BATE-PAPO
com Leandro Zappala e Anna af Sillén

Dias: 25 e 26 - Fevereiro 2010
Local: CAD, Rua Barão de Teffé, 29
Investimento: R$50

Mostra: dia 26 – 19hs
Local: Cine Humberto Mauro,
Centro de Cultura de Petrópolis


Quarto nasce do desejo de criar uma plataforma para a investigação cênica que reúna criadores com diferentes formações artísticas e nacionalidades. Sendo o confronto de opiniões e a multiplicidade potências que agregam as performances do grupo solidez e características inconfundíveis. Sediada em Estocolmo a companhia vem sendo reconhecida pela crítica especializada européia como engajada nos conceitos de ampliação, trocas, forte influência no modernismo e espelhada nos conflitos, na política e nos problemas contemporâneos, apoiada numa linguagem radical e autoral.


Os integrantes e fundadores da companhia, Leandro Zappala e Anna af Sillén, com o suporte do The Swedish Arts Grants Committee, estão no Brasil desenvolvendo essa plataforma para trocas artísticas e pontes para diálogos. Farão workshops em São Paulo, Minas Gerais e agora convidam artistas, pesquisadores e interessados que estejam em Petrópolis para uma troca de experiências. A idéia não é ensinar algo, mas propor, perseguindo um dinamismo criativo entre diferentes linhas de trabalho. E seguir ampliando uma plataforma onde pessoas criativas de algumas partes do mundo possam estar se encontrando.


Para um público interessado em artes cênicas, artes plásticas, pesquisadores de outras áreas, estudantes de segundo-grau e universitários, bailarinos, músicos, atores, poetas, interessados em filosofia e outras formas de produção cultural

A proposta do workshop (25 e 26) é trocar e propor alguns conhecimentos, técnicas como Contato e Suzuki, e discutir de forma dinâmica temas observados nos trabalhos da Quarto, com viés político e filosófico. Leandro e Anna apresentarão técnicas desenvolvidas por eles e a partir daí improvisações serão propostas possibilitando ao participante desenvolver a sua própria articulação, e assim se aproximar de mais um aspecto no processo criativo da companhia.

A proposta de apresentar (26) os últimos trabalhos da Quarto em vídeo será seguida de uma conversa, onde, de forma relaxada, os artistas da companhia, convidados e público se reunirão para refletirem juntos sobre algumas questões apontadas pelos trabalhos da companhia. O bate-papo terá como mediador o Diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Turismo, o músico e ator Marco Aurêh.

Anna af Sillén Sueca e Brasileira, performer, cantora e produtora. Iniciou seus estudos e sua relação com o mundo logo na primeira infância em escolas internacionais, por isso desde cedo buscou novas formas de se comunicar, convivendo com amigos temporários, vindo e indo de todas as partes do mundo. Essa experiência foi determinante na sua busca por uma compreensão maior das diferenças étnicas, por isso fala cinco idiomas com fluência. Durante sua formação na universidade “Balettakademien" de Estocolmo fundou a Quarto, em 2003. Sempre procurou manter a sua vida entre Brasil e Europa. Guiada pela intuição segue pesquisando diferentes linguagens nas artes. Como parte dessa inquietação busca a musica como uma via de expressão genuína, desenvolvendo uma linguagem de fusão entre esses diversos elementos.

Leandro Zappala Brasileiro, nascido em Petrópolis. Diretor Artístico, performer e produtor da Quarto. Inicia sua carreira em 1993 no Brasil. Radicado na Suécia. Mantêm a sua vida e a sua arte e vê nisso a possibilidade de perseguir o imponderável, com dignidade, com viés na inteligência, bem indignado e disposto a mudar os rumos de tudo que está por aí. Em 2003 encontra o grupo Coletivo Improviso, onde pesquisa os View points e o Suzuki, dando continuidade a esta última fora do Brasil. No mesmo ano funda na Suécia a Quarto. Dialoga com outros diretores de cena, realiza projetos e temporadas na Europa. Em 2007-2008 é o artista selecionado pelo projeto de pesquisa e residências do Moderna Dansteatern de Estocolmo. Em 2009 é convidado a desenvolver projetos como artista residente no Teatro experimental Guilhotina, Estocolmo, espaço que ocupou durante 2009, dirigindo, atuando e produzindo em quatro projetos. Em 2010 permanece como artista residente, onde tem nova estréia prevista para maio seguida de temporada pela Europa.

Os interessados devem confirmar até o dia 23 de Fevereiro para o
e-mail: production@quartotheater.com

Leia mais: http://www.quartotheater.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails