sábado, 13 de fevereiro de 2010

O QUE É O YOGA?


O que é o Yoga?


Yoga é uma cultura, uma grande, bela e vasta filosofia nascida na Índia há mais de 5000 anos.


Atualmente milhões de pessoas praticam o Yoga em todo o mundo, só aqui no Brasil são cerca de 5 milhões de praticantes.


Há diversos métodos, linhas e escolas de Yoga. Todas são boas em suas propostas. O importante é que o aluno se identifique com a forma como o Yoga é ensinado.


É importante que haja interesse e respeito da parte do professor ao ensiná-lo e disciplina e dedicação da parte do aluno ao receber este legado.


O Yoga transforma, nos desenvolve, permite a autodescoberta, o autoconhecimento.


Esta filosofia permite que o seu praticante passe por um desenvolvimento multilateral, até que possa desfrutar de um estado iluminado, de Hiper Consciência. Neste estado de consciência não há interferência da mente, dos pensamentos, memória ou qualquer forma de análise, o que resta é o puro estado de Consciência.


O Yoga é a integração entre corpo, emoções e mente?


Comumente lemos que Yoga é a integração entre corpo, emoções e mente. Mas a proposta do Yoga é justamente desintegrar corpo, emoções e mente. A fim de que reste apenas aquilo que essencialmente somos.


O Yoga é uma terapia?


Não, Yoga é cultura, filosofia. A palavra terapia é limitante e não comporta o que vem a ser Yoga. Certamente o Yoga rende uma constelação de benefícios à saúde. Mas tudo isso é conseqüência de um estado de lucidez rendido pelo Yoga. Uma pessoa mais lúcida fica mais atento em relação ao que sente, pensa e faz. Um corpo "adormecido" não pode estar saudável, nem levar o praticante à meta do Yoga. O Yoga ilumina e dinamiza o corpo, aumenta a consciência corporal e este processo aumenta expressivamente a vitalidade do mesmo.


O Yoga é a união entre a consciência individual e a consciência cósmica?


Também é uma definição facilmente encontrada em uma grande parte das leituras. Mas o Yoga apenas lhe oferece as ferramentas para que você sinta, descubra que é a "Consciência Cósmica". Não existe uma separação entre "consciência cósmica" e "consciência individual".

Texto escrito por Fábio Goulart, praticante e pesquisador do Yoga e filosofias relacionadas, há 18 anos. Ministra cursos de aprimoramento de professores e praticantes há 6 anos. Coordenador do Núcleo Cultural Sathya Yoga. Diretor do movimento "Todo Dia é Dia de Yoga"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails