quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Com amor: Obrigado!

Nossa querida professora Soraia nos cativou e fez deste movimento algo muito especial. As pessoas não são substituíveis. A doçura e amor que nos foram dedicados pela professora Soraia até hoje vai nos fazer falta. Só posso oferecer meu coração pleno de admiração e carinho por ela e dizer: obrigado por tudo. Pela amiga que sempre foi e pela profissional que demonstrou ser.

Como diretor do movimento, apesar de triste com sua saída, venho dizer-lhes que nossas aulas continuam a todo vapor. Todos que integramos a equipe deste lindo movimento iremos sempre nos empenhar para continuarmos levando o melhor do Yoga até vocês.

A conta de e-mail yogapetro@yahoo.com.br. Através da qual você recebeu nossas mensagens até hoje estará 24 horas fora do ar, devido a alteração da senha, medida que a Yahoo toma para a proteção dos usuários. Já estou acessando a caixa de e-mails, mas ainda não é possível usá-la. Esta conta de e-mail está, à partir deste momento, sendo administrada por mim e vocês continuarão recebendo nossas novidades e nosso carinho.

Através da administração da conta de e-mail terei a oportunidade de conhecê-lo melhor, quem quiser me contactar estarei pronto para atendê-lo com o maior prazer. Portanto sinta-se à vontade em me contactar por aqui ou pelo outro e-mail.

Se desejar enviar uma mensagem agradecendo à professora Soraia pelo trabalho que fez até hoje basta escrever para:

soraia_noel@yahoo.com.br

Quem quiser me contactar escreva para:

goulart.fabio@gmail.com

Um abraço forte para todos!





Prof. Fabio Goulart

Diretor do Movimento Todo dia é dia de Yoga

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fotos da edição especial do Cânticos Sagrados da Índia!


Neste dia 05 de novembro a Índia esteve em festa. As casas de todo o país estiveram iluminadas por lamparinas, velas e luzes para dar as boas vindas ao novo ano! A Índia estará celebrando o Diwali, a Festa das Luzes, e nós também estivemos nesta sintonia!

O dia é usado para se homenagear Lakshmí e Ganesha, os deuses da fortuna! E também Sita e Ram, que simbolizam o amor.

Diwali festejado em um famoso templo de Haryana - Índia

O programa Cânticos Sagrados da Índia, oferecido pelo professor Fabio Goulart foi, mais uma vez, emocionante segundo o retorno que os participantes nos ofereceram.

Foram cantados mantras simples e todos foram aos poucos se envolvendo com a atmosfera repleta de energia. A sala vibrava e ao final fomos arrebatados pela vocalização do mantra Om.

A sala esteve iluminada por dezenas de velas, mas a luminosidade que tomou o ambiente era aquela proveniente dos corações dos praticantes ali presentes. Que esta chama se mantenha acesa em nosso íntimo!

Veja algumas fotos do programa que ocorreu no  Núcleo Cultural Sathya Yoga!

 Lakshmí e Ganesha!
 Cânticos sendo derramados de nosso interior
Prof. Fabio Goulart ensinando os mantras

Maiores informações: goulart.fabio@gmail.com

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aula da professora Simone Jencik no Museu Imperial!

Foi uma alegria para todos nós podermos desfrutar da aula da professora Simone Jencik neste dia 17 de outubro! E o que realmente nos deixa feliz de fato é a participação de nosso público formado por praticantes e alunos! Contem conosco, levem amigos e familiares e vamos beber juntos desta filosofia maravilhosa que é o Yoga!


O Yoga, nascido há mais de 5 mil anos na Índia é uma filosofia completa e que nos faz completos. Respiramos de forma inteligente; nos movimentamos e disponibilizamos o corpo de forma inteligente; sentimos de forma inteligente... colocamos em exercício a Inteligência que sustenta todo o Universo, da qual também fazemos parte.

O termo "Ásanam" significa literalmente "assento". Trata-se, portanto, de algo que praticamos muito mais com uma idéia de corpo, um corpo que é Consciência, feito de princípio transcendente, como tudo que existe no Universo. Em ásana meditamos, do início ao fim, mergulhando em cada posição.
O Yoga não faz distinção entre corpo, consciência e universo. Durante sua prática buscamos perceber tal integração, assim como ocorre com uma gota ao cair sobre o oceano.
Assim como, pela manhã, acordamos sonolentos e a mente (percepção, lucidez) parece ainda não funcionar bem até que nos movimentemos levando a energia para cada parte do corpo, em ásana ocorre algo semelhante, ao nos movimentarmos, despertamos mais, a cada movimento, atiçando a energia em nosso corpo, atiçando a vontade de se chegar a algum lugar, despertanto a atenção, a percepção, iluminando o corpo.
É de pequeno que se aprende! Cauã dando uma verdadeira lição com seu esforço para executar esta linda posição chamada Kakásana! Está aí o exemplo!

 Todos dando o melhor de si, buscando pelo aprimoramento, evoluindo!
É muito gostoso praticarmos Yoga em um cenário como este. Sairmos dali nos sentindo mais fortes em todos os sentidos, cheios de energia para conduzirmos bem nossa semana!
O sol quis o dia. Em nossa prática a trilha sonora fica por conta dos pássaros, orquestra melhor  não poderia ser.
 Um público que sempre nos recebe com carinho e nos permite o privilégio de fazer o que amamos.
Muito bom esse contato com a terra, podermos estar despojados, sentados no chão, distante das cadeiras dos escritórios, ou de nossas demais obrigações. O comprometimento nesse momento é conosco, com nossa qualidade de vida!
Filhota da professora Simone!

Esperamos por você em nossa próxima aula, no dia 07 de novembro às 09:30h no Museu Imperial, até lá!

Nasmate!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Movimento Todo dia é dia de Yoga cresce!


Fernando Pessoa sugere em um dos seus poemas que possamos colocar toda a alma em um ponto. É isso que a professora Soaraia Kreischer fez pelo nosso movimento até hoje, como cada um dos seus integrantes. Por isso, juntamente com vocês, lhes somos imensamente gratos.

Ficamos todos tristes com sua saída da coordenadoria, que foi uma função em que lhe confiei e fiz questão de presenteá-la devido ao carinho sentido por ela, e respeitamos seus motivos e entendemos que a vida é impermanente por si só.

Mas nosso trabalho não pode parar um só minuto, pois ele é feito para você!

O movimento Todo dia é dia de Yoga está levando suas atividades até São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Precisamos de alguém com braços fortes para apoiar aos coordenadores do movimento nestas
regiões. Neste caso remamos juntos todos os professores de Petrópolis nos responsabilizando juntos, pela Coordenadoria Geral, o que significa que seremos responsáveis por ajudar a conduzir também as atividades de SP, MG e RJ, além das atividades de Petrópolis.

Como diretor do projeto, eu, professor Fabio Goulart, estarei auxiliando quanto ao corpo, elaboração e direcionamento das atividades de Petrópolis, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Além de bastecer
os professores através de um programa de reciclagem.

Nossa ênfase não se encontra no senso hierárquico, muito embora ele exista, mas sim no direcionamento do nosso trabalho como um todo, no abastecimento dos professores que estão de mãos dadas conosco e na
qualidade de nossas aulas, para que possamos levar o melhor até o nosso público tão especial.

Se o movimento cresce é porque você é nossa maior motivação, assim como a paixão que nutrimos pelo Yoga.

Prof. Fabio Goulart

Todo dia é dia de Yoga na Lagoa!

As aulas do movimento Todo dia é dia de Yoga chegam ao Rio de Janeiro à partir de novembro e você é muito bem vindo! Escolhemos um dos mais belos e convidativos cenários cariocas para você poder praticar conosco: a Lagoa Rodrigo de Freitas.

O professor Fabio Goulart, diretor do movimento Todo dia é dia de Yoga, estará oferecendo estas aulas pelo menos 1 vez ao mês e dirigindo as atividades do projeto pela cidade.

As aulas irão ocorrer em um domingo por mês. Nossa proposta é que integre nossa aula ao seu dia, nos auxiliando a fazer nosso papel junto à sociedade, espalhando sementes de paz e cultivando a paz, a alegria e a qualidade de vida juntamente conosco. Terminando por fazer deste dia um dia especial, reservado para você, preenchido pelo lazer,pelas atividades que mais gosta de fazer. Desde um almoço em um local preferido, teatro, praia, até laurear o dia assistindo ao pôr-do-sol.


Estaremos alternando nossas aulas com outras aulas de Yoga que ocorrem na Lagoa para que você, ao iniciar sua prática conosco, possa também prestigiar o trabalho dos outros professores, adotando esta filosofia de vida para si.

Nossa aula inaugural irá ocorrer no dia 21 de Novembro! Leve seus amigos!

Informações:
Local: Parque dos Patins - Av. Borges de Medeiros – Lagoa Rodrigo de Freitas - . Em frente ao Jockey Club.

Horário: 10:40h. (A aula será iniciada às 11:00h com cerca de 40 minutos de duração).

O que levar: Um tapetinho de Yoga ou uma canga para forrar o chão; uma roupa que não prenda o movimento; filtro solar e água e um sorriso no rosto.

Obs.: A aula é aberta para todos. Bastando para isso que esteja em dia com sua saúde, ciente de que pode participar de atividades que demandem esforço. Não exigimos inscrições prévias, basta chegar e participar.

Praticantes de Petrópolis: Estaremos organizando um passeio para esta aula inaugural na Lagoa, seguida por um pick nick no Parque Lage. A topique estará saindo às 08:00h e retornando às 15:00h. Em breve comunicaremos sobre o valor do passeio.
 
Para conhecer um pouco sobre o método desenvolvido pelo professor acesse também:

http://www.tantrasamkhya.blogspot.com/

Mapa da Lagoa (Parque dos patins):

Movimento Todo dia é dia de Yoga em Minas Gerais!


O movimento Todo dia é dia de Yoga chega até Minas Gerais. Suas atividades estarão sob a coordenação da professora Dany Martins.

Tanto em São Paulo, quanto em Minas o formato do projeto será respeitado, oferecendo aulas gratuitas e abertas para todos.

Em Minas a maior parte das aulas serão ministradas pelo professora Dany e outros professores poderão ser convidados vez ou outra para esta função.

Dany Martins concluiu com maestria sua excelente formação em Yoga. Dedica-se anualmente à avaliações, além de aulas e cursos complementares para um contínuo aprimoramento.
Participa do programa "Upadesha", desenvolvido pelo prof. Fabio Goulart, voltado para professores oferecendo material suplementar, além de recursos para reciclagem constante aos mesmos.

Participa como organizadora do Festival de Yoga de Petrópolis e integra o seu corpo profissional.

Suas aulas, dinâmicas e vigorosas, são adequadas àqueles que gostam de desafios, fazendo transpirar até mesmo praticantes de modalidades de Yoga ou desportos famosos por seu vigor. Ainda assim, atende com
atenção àqueles que nunca praticaram o Yoga, oferecendo-lhes alternativas adequadas para que possam participar das aulas.

A versatilidade e competência da professora fica patente no trabalho social onde atende à jovens pouco privilegiados economicamente e também ao público da terceira idade.

Fisioterapeuta, profissional em RPG, Pilates e bailarina utiliza sua vasta experiência com o corpo enquanto ensina sua filosofia de vida.

Todo dia é dia de Yoga em São Paulo!



Queridos professores e praticantes! 

Vamos lhes apresentar uma pessoa muito especial, que hoje faz de nosso trabalho algo ainda mais bonito e maior!

Ainda com nossos corações embebidos pelo jorro de emoções rendidas pelo Festival, aproveitamos o momento, plena primavera, para apresentá-los nosso querido professor André Luis, coordenador das atividades do movimento Todo dia é dia de Yoga em São Paulo!

O professor André Luis, ainda em São Paulo, ficou conhecendo o meu trabalho e entrou em   contato comigo enquanto nos preparávamos para o nosso Primeiro Festival de Yoga de  Petrópolis. Com tudo pronto para o Festival o professor, mostrando-se interessado, disse que viria e assim o fez.

O que mais me impressionou foi o interesse do professor pelo aprendizado, pelo aprimoramento e, assim que o conheci, o seu caráter e sensibilidade se revelaram. Certamente acabava de ser presenteado com uma grande amizade, era o que sentia.

O professor André Luis que já participou de eventos como o Yoga Pela Paz, entre outros,  nos contou que achou o nosso Festival muito bem elaborado desde a organização até as palestras e vivências. Alegrou-nos com a notícia de que uma das melhores coisas que levou deste Festival foi ter conhecido pessoas que vivem esta filosofia do Yoga com o coração e não por vaidade. Disse ter se sentido reciclado com o que viveu durante o evento, podendo levar seriedade e profissionalismo para o seu trabalho.

Poder contribuir para com professores do naipe do André é algo que nos reveste de um sentimento único, o sentimento de realização.

O trabalho do professor André Luis é algo muito bonito e vem se destacando. Tanto que hoje é mencionado aqui pelo estado do Rio. Ele ensina Yoga ao público da terceira idade e diz que poder espalhar as sementes desta filosofia milenar e ainda ter a oportunidade de compreender um pouco esta fase da vida à qual pretendemos chegar é algo muito especial para ele. E a emoção com a qual fala de seu trabalho transparece, no olhar do professor, o seu amor pelo mesmo.

Quando o perguntei sobre o que representou o fato de ter sido convidado para coordenar nossas atividades por São Paulo disse ter se sentido honrado e recompensado por aquilo que vem buscado em sua esfera profissional, que se sente privilegiado.

Mas o que posso dizer é que nós nos sentimos privilegiados e agraciados por termos encontrado um amigo tão sensível e afinado com nossos ideais e uma forma de manter pessoa tão especial próxima de nós seria acolhê-la com o calor de nossa família.

Prof. Fabio Goulart   

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR !




Neste dia 15 de outubro, o movimento Todo Dia é Dia de Yoga presta uma homenagem a um grande personagem que faz parte da história de nossas vidas: O mestre!

Queremos agradecer inicialmente aos nossos primeiros professores: Maria Helena Bastos Freire, Hermógenes, Caio Miranda, DeRose, Shimada, Sevananda, Mestre Kim, Ovidio Juan Carlos Trotta,  Ulysséa, e todos aqueles que plantaram as primeiras sementes. Sementes estas que dão frutos até hoje.

Em seguida agradecemos e aplaudimos os trabalhos de todos aquelas pessoas que sucederam estes primeiros grandes professores. Falamos aqui de pessoas que arregaçam as mangas todos os dias e trabalham em prol desta riquíssima cultura que é o Yoga.

Aproveito para agradecer e aplaudir a todos os professores que integram o nosso movimento, sua dedicação, seu respeito ao Yoga, sua vontade de continuar crescendo e seu talento em converter tudo isso em uma excelente aula.


Ainda cultivamos o carinho e a consideração para com aqueles que dedicam sua vida ao ensino. Você professor, de Yoga, ou qualquer outra cultura ou disciplina: Parabéns! 
O que seria deste mundo sem você?

Aqui fica expresso o nosso respeito e nosso sorriso para todos os nossos companheiros de estrada!

Em nome de toda a equipe do movimento Todo dia é dia de Yoga:

Om Shantih!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROXIMA AULA DE YOGA NO MUSEU IMPERIAL - 17/10


Oi, pessoal! 

Neste domingo, 17/10, teremos aula de Yoga gratuita no jardim do Museu Imperial!

E você é nosso convidado especial!!

Traga seus amigos, um mat ou tolha e venha praticar conosco!


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AULA NO PALÁCIO RIO NEGRO - DIA 10/10/2010


 A chuva resolver dar uma tregua, e o dia nos presenteou com uma bela manha de sol!


 Pudemos participar de uma deliciosa pratica de Yoga com a prof. Patricia Stanisz...


Qualquer atividade feita em um lugar lindo como esse fica mais gostosa...


Denise vivenciando seu shiva lingan mudra...



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1º FESTIVAL DE YOGA DE PETRÓPOLIS

A ABERTURA DO PRIMEIRO FESTIVAL DE YOGA 

Nossa abertura estava marcada para as 18:30h. Exatamente às 18:10h começou a chover muito, faltou eletricidade na cidade, os semáforos desligaram e a cidade em poucos minutos se tornou caótica.



Eu mesmo não estava conseguindo chegar ao Palácio Rio Negro...

Ao chegar ao Palácio, só estávamos eu e o administrador de lá.

Preparamos tudo para a palestra de abertura, chegaram os professores participantes apenas.

Mas é com muita alegria que venho dizer que, mesmo sob forte chuva, mesmo com a cidade com o trânsito congestionado, lotamos o auditório e a abertura do festival foi um sucesso!


As pessoas chegavam aos montes durante a palestra de abertura. Cada professor foi chamado ao palco para apresentar sua oficina, nos contando um pouco sobre o que iria ocorrer ao longo deste Festival. O Palácio Rio Negro por si só é um prédio lindo, com uma história e importância que não caberiam aqui neste texto.

Foto: Ana Coelho
Prof. Fábio Goulart


ENCERRAMENTO DO FESTIVAL

 Abrimos o festival, no dia 01 de outubro, falando sobre sonhos.
Encerramos com o sonho concretizado, cantando sobre sonhos, que muito embora pareçam utópicos, não o são, porque: “but i am not the only one”. E nosso jardim foi cultivado durante alguns meses e floriu em sua mais plena primavera. Obrigado a todos aqueles que integraram e embelezaram este sonho!

Namastejí (equivalente à “namastezinho”) e até o Segundo Festival de Yoga de Petrópolis que irá ocorrer muito em breve!!!!


Foto: Larissa Kreischer
“Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”
Fernando Sabino

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AULA NO PALÁCIO RIO NEGRO - DIA 10/10/2010

Neste domingo, 10 de outubro, teremos aula de Yoga no jardim do Palácio Rio Negro, na Av. Koeler, 255 às 9:30hs.

Estamos esperando por você!!!

Traga um mat, toalha ou canga e venha participar!!



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

RELANÇAMENTO - "NOVOS PARADIGMAS AMBIENTAIS"

Relançamento pela Editora Vozes da terceira edição do livro de nosso grande amigo das atividades de Yoga,  Ricardo Braun.




NOVOS PARADIGMAS AMBIENTAIS

Desenvolvimento ao ponto sustentável
Ecologia profunda – ecovilas – comunidades sustentáveis – permacultura – 
dinheiro alternativo – energia-do-ponto-zero – espiritualidade

Ricardo Braun

3ª Edição
184 páginas
ISBN 85.326.2555-X

A obra é um guia de experiências e práticas inovadoras no campo das comunidades sustentáveis no Brasil e em diversos países. Mostra como em torno das ecovilas aplicam-se os novos paradigmas ambientais, tais como a ecologia profunda, a permacultura, o dinheiro verde, as tecnologias ecológicas e o processo de desenvolvimento da espiritualidade avançada: do “interior para o exterior”, o desenvolvimento da ecologia interna, através do autoconhecimento e do equilíbrio emocional, que contribuem com a sustentabilidade da ecologia externa.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1º FESTIVAL DE YOGA DE PETRÓPOLIS - COMEÇA HOJE!!

DIAS 01, 02  E 03 DE OUTUBRO!!

Serão três dias de atividades com diversos professores conduzindo 
atividades totalmente gratuitas e abertas ao público!

Abaixo da programação estão mais esclarecimentos e dicas para curtir 
ainda mais esse Festival!



Todos os praticantes de qualquer linha são bem vindos.

Todas as pessoas podem participar das atividades, independentemente da idade e condição física, com exceção das aulas práticas mais fortes. Essas atividades necessitam que a pessoa não tenha restrições físicas. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails